Verificações, inspeções e revisões

VERIFICAÇÕES, INSPEÇÕES E REVISÕES DE DISPOSITIVOS E EQUIPAMENTOS KONG

Em primeiro lugar, gostaríamos de definir claramente as diferenças entre termos que frequentemente são mal compreendidos:

MANUTENÇÃO E VERIFICAÇÕES ANTES E DEPOIS DO USO - a necessidade de gerenciar e manter o dispositivo em condições adequadas de funcionamento por meio de ações preventivas, como limpeza e armazenamento adequado (exemplo: secar uma corda antes de armazená-la) (EN 365 § 3).
Essas ações devem ser executadas pelo usuário de acordo com as instruções e informações do fabricante.

INSPEÇÃO PERIÓDICA - É a inspeção completa, visual e funcional do produto para verificar se há defeitos ou falhas.
A inspeção periódica deve ser realizada por uma pessoa competente, treinada e autorizada pela Kong S.p.A. e de acordo com os procedimentos de inspeção prescritos.
A inspeção periódica é obrigatória para os Equipamentos de Proteção Individual de tercira categoria e para aqueles usados em evacuação e transporte de pessoas feridas.
A inspeção periódica deve ser realizada pelo menos a cada 12 meses a partir da data do primeiro uso, que deve ser registrada pelo usuário ou após os dispositivos, equipamentos, terem sido submetidos a uso intenso ou usados em ambientes agressivos.

REVISÃO - quando necessário, é a manutenção extraordinária realizada em um dispositivo que foi reprovado na inspeção.
Essa atividade deve ser realizada pela Kong S.p.A., ou por uma pessoa treinada e autorizada pela Kong S.p.A., envolve uma série de ações corretivas para restaurar o status funcional.
Ela também fornece uma garantia de um ano para o dispositivo.
Ao longo dos anos, a rede de inspetores de EPI da Kong foi bastante ampliada e adequadamente treinada.
A Kong S.p.A. acredita que seus inspetores de EPI, após uma inspeção periódica, podem determinar com responsabilidade se:

  • um dispositivo ainda está funcionando, portanto, pode continuar sendo usado.
    Nesse caso é emitido um relatório de inspeção positivo;
  • um dispositivo não pode ser usado porque está em uma condição tal que deve ser revisado (se possível) ou descontinuado.
    Nesse caso, o inspetor de EPI da Kong declara que o dispositivo não pode ser usado, emite um relatório de inspeção negativo e informa ao proprietário que o dispositivo deve ser revisado ou descontinuado.

Em caso de dúvida, consulte um inspetor de EPI da Kong. A lista atualizada está disponível aqui.